Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens com o rótulo receita

Como preparar carne de sol

Durante o Nordeste Gourmet, em uma das aulas que assisti, o chef Fabrício Lemos, que a partir do dia 05 de janeiro, vai comandar a cozinha do restaurante Amado aqui em Salvador, ensinou como preparar uma carne de sol em casa. Você pode utilizar filé, mas eu usei chã de dentro e ficou muito boa. Receita: Pegue um bom pedaço de carne, mais ou menos 1k, passe bastante sal grosso e coloque em uma vasilha plástica. Lembre-se que o sal corroi ferro e alumínio, então é melhor usar o plástico. Deixe ao ar livre por 6 horas até soltar bastante salmoura. Depois, tire o sal e leve-a à geladeira por duas horas. Corte em pedaços pequenos, de uns 2 cm, e frite em pouco óleo. Eu servi com um pirão d'água, que também pode ser feito com leite.

Queijo Coalho Frescal

Eu adoro um queijo de Minas frescal. Quando vou às Minas Gerais me acabo de tanto comer este queijo. Como é muito difícil achá-lo realmente fresco, resolvi pedir à minha querida tia Lila para me ensinar como fazer! E para minha surpresa, não é que é facin, facin, como dizem os mineiros? Bom, tem que ter muito leite. Este aí levou 10 litros!!! E também precisa ser um leite de origem conhecida para que você saiba que o leite é limpo, muito limpo, pois não pode ser fervido!!! Bom, vamos ao preparo: coloque os 10 litros em uma panela grande e adicione 8,5ml de coagulante dissolvidos em meia xícara de água mineral ou fervida. Eu usei o coagulante HA-LA. Deixe descansar por uma hora ou até que você veja que o leite está coagulado. Se o tempo estiver frio vai levar mais tempo para coagular.  Depois que o leite estiver coagulado, pegue uma faca grande e faça cortes de uns 3cm de largura em sentido horizontal e também no vertical, formando quadradinhos. ...

Como fazer manteiga clarificada

Outro dia provei uma manteiga clarificada e adorei. Quando cheguei em casa fui pesquisar como fazer e descobri que é o mesmo processo que se faz a famosa manteiga de garrafa aqui no Nordeste, claro! Só que a manteiga de garrafa é feita com a nata do leite batida e a manteiga clarificada é feita já com a manteiga. Escolhi a sem sal para que o sal fosse posto a gosto, dependendo da comida onde fosse utilizada. O processo é muito simples. Vejam: 1- Escolha uma manteiga de boa qualidade. Manteiga Aviação sem sal 2- Coloque em uma frigideira e leve ao fogo baixo para que derreta sem queimar. 3- Depois de derretida, pegue uma colher de sopa e retire com cuidado a espuma que se forma depois de alguns minutos que a frigideira está no fogo. 4- Toda a espuma precisa ser retirada, mas cuidado para não retirar muito da manteiga. 5- Deixe esfriar. Enquanto isto coloque umas gases (existe gazes esterilizadas) em uma peneira e coe a manteiga derretida. 6- Guarde em vi...