Neste próximo fim de semana acontecerá a 5ª edição de A Feira no Parque da Cidade. Estive em todas elas e demorei um pouco para escrever sobre isto, pois queria ter uma visão maior do projeto coordenado por Carla Maciel da Agência Agosto com o patrocínio da Prefeitura de Salvador. Já de cara eu adorei a ideia, pois sou uma rata de feira. Sempre que viajo procuro saber se tem algo deste tipo na cidade onde estou, pois não há melhor meio de conhecer sobre a cultura do lugar, apreciar as pessoas, provar a culinária local e participar da vida dos moradores da cidade. Este tipo de feira gastronômica é muito comum no exterior e já há alguns anos está se tornando popular no Brasil, principalmente em São Paulo. Fico muito feliz que tenha chegado a Salvador. Salvador que sempre foi uma cidade de vida ao ar livre, cidade de praia, estava vazia. As pessoas estavam trancadas dentro de casa, dentro de condomínios, de resorts, de hotéis.
A Feira trouxe famílias inteiras para a rua! Estamos ocupando o nosso espaço que tinha sido deixado por causa da violência e falta de segurança. Em todas as feiras em que estive, as pessoas foram sempre muito gentis, prestativas, amigáveis. Não vi, nem soube sobre qualquer tipo de violência!
A comida de rua está presente em muitas cidades, mas levar os chefs dos melhores restaurantes da cidade para as ruas é sensacional! Que todas as pessoas possam provar de uma comida feita com técnica, precisão e esmero, onde os ingredientes são escolhidos com cuidado à procura do melhor produto e servida sem luxo, em pratos plásticos, caixas ou papéis e por um preço camarada é maravilhoso!
Tive o cuidado de observar a limpeza das barracas e dos equipamentos, a maneira do preparo, o uso de luvas. É evidente a preocupação com a limpeza! Os lixos que ficam em frente das barracas são recolhidos de tempos em tempos e não vi nada no chão!
Como são muitas barracas, a cada feira procuro provar diferentes pratos e sobremesas. Abaixo estão os pratos que provei e gostei! Quando eu não gosto de alguma coisa eu não posto, não falo nada.
Na 1ª feira na Barra provei:
Na Feira do Rio Vermelho provei:
Na 2º feira da Barra provei:
Na 1ª feira na Barra provei:
- Bomba do Atelier Bombom
- Corno Baiano do chef Alício Charot
- Pirulito de brigadeiro do Quatrochefs
- Bolinho de paella do La Taperia
- Nachos supremo con camarones do El Caballito
- Wrap de camarão crocante do chef Fabríco Lemos
Na Feira do Rio Vermelho provei:
- Chocolate gelado da Seven Wonders
- Bobó de camarão com farofa de tapioca e banana da terra do festejos de Elvira de Morais
- Sanduíche de siri com creme de queijo e ovas de calelin do Ferraz
- Helado de paila
- Pastel de carne com azeitonas e molho aioli do Ercolano
Na 2º feira da Barra provei:
- Macarrons (macarons-Fr) da St. Michel
- Docinhos do Atelier Bombom
- Sanduíche de fraldinha do Cozinha de Guerrilha
Na feira do Itaigara provei:
- Choripan do La Pulperia com um cafezinho do Latitude 13'
- Amêndoas confeitadas do De Além Mar
- Nachos supremo con camarones do El Caballito
Adicionar legenda |
Foi muito bom ver muita gente sentada na grama comendo as comidinhas da feira e as crianças brincando pela praça. Tudo parecia muito vibrante!
A próxima feira será amanhã no Parque da Cidade, sábado de 11 às 17h e domingo das 8 às 17h.
Aproveitem e levem seus filhos para se divertirem e passarem um dia das crianças bem divertido!
Comentários
Postar um comentário