quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Flica em Cachoeira-Bahia!




Festa Literária Internacional de Cachoeira  
Reúne escritores do Brasil  e do Exterior

Cidade histórica do Recôncavo Baiano, Cachoeira vai respirar literatura entre os dias 17 e 21 de outubro, período em que acontece a segunda edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, a Flica (www.flica.com.br). O evento será realizado no Conjunto do Carmo, no coração da cidade, e tem o objetivo de inserir a Bahia no roteiro das festas literárias do Brasil. Com realização da Putzgrillo! Cultura, em parceria com a Icontent/Rede Bahia, a festa será totalmente gratuita e terá ainda uma programação musical paralela às mesas literárias.
Representando o  Sul  da Bahia,  a Flica 2012 tem  como  convidado o  jornalista e escritor Daniel  Thame,  autor dos livros  “Vassoura”, “A  Mulher do Lobisomem”  e “Jorge100anosAmado – Tributo a um eterno Menino Grapiuna”, editados pela Via Literararum. Thame participa no  dia 2º,  às 10  horas,  de uma mesa redonda com o tema  “Jorge Amado e os contextos de Terras do Sem Fim e Gabriela”,  ao  lado da escritora Mary Ann Mahony (EUA).
Em 2012, os centenários dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues vão receber homenagens com mesas especiais, com destaque para a participação de Sonia Rodrigues, filha do “anjo pornográfico”. Entre os autores confirmados, estão o poeta baiano Ruy Espinheira Filho, o angolano José Eduardo Agualusa, a apresentadora e humorista Maria Paula, a filósofa gaúcha Marcia Tiburi, Javier Moro, da Espanha, e Inês Pedrosa, de Portugal.
O auditório principal do evento, localizado no Conjunto do Carmo, tem a capacidade de receber 250 pessoas e, especificamente para a Festa, será ampliado para que comporte 300 pessoas. No espaço Varanda do Sesi, localizado dentro do museu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde funcionou em 2011 a Casa da Rede, irão acontecer shows musicais, além de performances artísticas.
Em 2011, o curador da Flica foi o escritor e Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer. Para 2012, o evento traz uma grande novidade: a curadoria compartilhada, entre três membros: o escritor Emmanuel Mirdad, o produtor cultural Alan Lobo, e o próprio Schommer. Para Mirdad, que também é produtor do evento, o festival se destaca por fazer uma conversão do fluxo turístico habitual para a Bahia, fugindo do aspecto “praiano-carnaval”, para oferecer uma opção mais cultural e também festiva, especialmente para os amantes da literatura. Além dele, participam da coordenação da Feira Marcus Ferreira, da Putzgrillo! Cultura, Alan Lobo e Aurélio Schommer, e a Icontent/Rede Bahia, parceiros do evento.
A Flica tem o patrocínio da Coelba e Governo do Estado da Bahia (através do Fazcultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda) e Petrobras, e apoio da FIEB/SESI e Bahiatursa, apoio institucional da Prefeitura de Cachoeira, e realização da Putzgrillo! Cultura e Icontent.
Entre os  autores presentes à Flica 2012 estão Inês Pedrosa (Portugal), Javier Moro (Madrid, Espanha), João José Reis (Bahia, Brasil), José Eduardo Agualusa (Angola), Maria Paula Fidalgo (Brasil),  Marcia Tiburi (Brasil), Ruy Espinheira Filho (Brasil) Sonia Rodrigues (Brasil) , Uzodinma Iweala (Nigéria)  e Xico Sá (Brasil).  

Texto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário