Pular para o conteúdo principal

Debate sobre Jorge Amado na Flica 2012



Jorge Amado e civilização cacaueira
são tema de debate da Flica 2012




A região cacaueira e a efervescência econômica e cultural do sul da Bahia retratadas pelas obras de Jorge Amado foram o foco de um debate na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Mediada pelo ator e apresentador Jackson Costa, o debate 'Jorge Amado e os contextos de Terras do Sem Fim e Gabriela' contou com a participação da professora americana de história Mary Ann Mahony e do jornalista paulista, radicado em Itabuna há 25 anos, Daniel Thame. O fato de ambos serem “de fora” foi encarado pelo mediador da mesa, natural de Itabuna, como algo relevante para a discussão. “Às vezes, o olhar estrangeiro nos vê melhor do que a nós mesmos”, definiu. Antes do debate, a programação foi aberta, às 10h, com a entrega de kits educativos para escolas da rede municipal de Cachoeira. Os conjuntos contêm material pedagógico sobre a vida e obra de Jorge Amado e Zélia Gattai.
Os participantes começaram a discussão contando como se interessaram pelos estudos da região sul Bahia, pela temática do cacau e as obras de Jorge Amado. Após anos de estudo sobre a história da América Latina e do Brasil e aulas de português, Mary Ann contou que seu primeiro contato com o autor foi através do livro "Cacau". Já Daniel Thame disse que foi para Itabuna a trabalho para ficar apenas um ano. “Esse um ano se transformou em 25 anos. Itabuna tem esse poder de acolher as pessoas e elas não quererem sair mais. Eu conheço muita gente que chegou para ficar lá por pouco tempo e não saiu mais”, declarou.
Estórias para contar a História
Dentre os acontecimentos históricos que ajudaram a criar 'Terras do Sem Fim' , Mary Ann aponta que Jorge Amado usou o seu local de nascimento como exemplo para falar de muitos problemas que via no Brasil e na América Latina. “Jorge Amado era romancista e político. Ele usava seus romances para entrar em debates que lhe interessavam. Ele utilizava estórias para contar a História”, avaliou a historiadora.
Thame reforçou o argumento de Mary Ann ao comentar, em tom de brincadeira, que ser amigo de Jorge Amado era um certo problema pois as pessoas se viam nas histórias dele, mas não exatamente como elas gostariam. Sobre 'Gabriela', apontou o jornalista, muita gente em Ilhéus não gostou de como foi retratada pelo autor, já que a obra é aborda o comportamento da mulher e seu processo de emancipação. Houve hostilidade ao autor no período de lançamento da obra. "O livro mostra a mulher se libertando das amarras impostas na época. A sociedade em Ilhéus era muito fechada, conservadora, ao contrário de Itabuna. Até hoje lá ainda é um pouco assim, existe essa diferença”, completou. Segundo Thame, Jorge Amado só revelou publicamente que era natural de Itabuna em uma entrevista, após consagrado por suas obras. “Ele preferia dizer 'sou grapiúna das terras do cacau' ”, citou.
Relações de poder
Os participantes do debate também discutiram as relações de poder abordadas nas obras de Jorge Amado como um fiel retrato da sociedade da região cacaueira no auge do seu poder econômico. O papel e o comportamento dos coronéis foi um dos focos da discussão. “Era uma terra na qual o poder se dividia pelas terras de cacau. Quem conquistasse aquele pedaço de terra, seria o rei do cacau. Foi uma luta por poder e por dinheiro”, apontou Thame.
O jornalista também falou sobre as raízes culturais desses coronéis, a maioria deles caracterizados pelo autor baiano como homens que carregam cicatrizes nas mãos e nos pés por terem trabalhado na terra. “A primeira geração do cacau precisou trabalhar na terra. Mesmo o tropeiro que vira coronel, ele renega as raízes. É o caso de Horácio [em Terras do Sem Fim] . Quando ele vira coronel, ele se transforma em alguém tão ou mais cruel que os outros coronéis. Já a segunda e a terceira geração não precisaram ir para a terra, e isso Jorge Amado retrata no livro”.
Decadência
A efervescência cultural e literária da região estava fortemente ligada ao poder econômico, destacou Daniel Thame. Por isso, quando o império do cacau chegou ao fim, por volta do ano de 1989 com a chegada da vassoura-de-bruxa, a região foi afetada não apenas economicamente. Daniel Thame, que testemunhou o período áureo do cacau na região e também o seu declínio, fala sobre o momento: “As pessoas sabiam que a praga viria, mas ninguém sabia que a produção cairia 80%. Ninguém sabia que seria nessa proporção. As crises eram cíclicas, mas nada como aquilo. Ela foi muito devastadora, não deu tempo de se preparar”, explicou. E acrescentou: “Se Gabriel Garcia Marquez viveu para contar, Jorge Amado não viveu isso para contar essa tragédia de proporções bíblicas  que só seria transposta para a literatura em ´Vassoura´, livro que narra as tragédias pessoas e coletivas geradas pela vassoura-de-bruxa”. 
(texto Ida Sandis/G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E Gente, eu já ouvi várias pessoas falando dessa fórmula e que a Glória Maria é que tinha falado. Hoje não dá para acreditar em tudo que você ouve pela internet, não é? Então resolvi fazer uma pesquisa na internet e ver se acharia o tal depoimento! E não é que achei? É verdade, sim. Ela realmente deu este depoimento sobre o uso destes cremes e vitaminas e que foi o Dr. Ivo Pitanguy que tinha dado! Só que a receita que está circulando por aí, não fala da vitamina E, mas ela ( a Glória Maria) fala da vitamina E.  Então, claro que eu também vou testar, não é? Infelizmente, ainda não encontrei a vitamina E, mas estou procurando! Ela disse que colocava um pouquinho de cada creme na mão e algumas gotinhas das vitaminas e passava no rosto antes de dormir. Pesquisei em outros sites e encontrei uma medida que acho que é razoável para se passar no rosto, pescoço, colo e mãos: Bepantol - 2cm ( mais ou menos o que vc coloca de pasta dental na

Berço acoplado à cama! Ideia genial!!

Berço para dormir com o bebê. Dia das mães está chegando e nada melhor do que coisas que podem simplificar a vida das novas mamães, não é? Olhem só que coisinha mais legal!! Isto na Europa se chama co-sleeper! É um berço que você pode acoplar à cama e olhar o seu bebê durante à noite ou trocar a fralda sem ter que se levantar da cama! Não é genial? Amei!!  Pesquisei na internet e não achei nenhuma loja que produz este tipo de berço aqui no Brasil. Vi em sites Irlandeses e Britânicos!! Agora na família temos um novo membro, um priminho lindo, lindo! Por isto o berço me chamou à atenção!! Meu priminho com certeza vai adorar!! Que tal se alguma empresa brasileira produzisse algo parecido? Tá aí uma ideia fantástica!!! O berço acoplado à cama  Depois é possível usá-lo como um banquinho, no quarto da criança!!! Ou se pode usá-lo em qualquer lugar da casa, como um pequeno sofá!! Muito prático e inteligente! Nota 10!! Como recebi muitas mensagens sobre o berço, fiz u

Telas de Léo Costa: cor, luz e realidade, impressionantes!!!

Gente, é com imenso prazer que estou compartilhando com vocês esta maravilha de artista que se chama Léo Costa, cuja arte sai da alma, das cenas e das paisagens que o rodeiam. É meu conterrâneo, de Bom Jesus da Lapa, cidade do sertão, lá quase onde o vento faz a curva e que pouca gente conhece, por isto sinto tanto orgulho de divulgá-lo, e divulgar a beleza de uma região, que só olhos muito especiais têm a capacidade de enxergar, e mais ainda, de imortalizá-las em pequenas obras de arte!! LÉO COSTA - Artista Plástico Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Léo Costa é natural de Bom Jesus da Lapa-Bahia, onde desde sua infância qualquer imagem de livro ou revista lhe prendia a atenção. Passava horas limpando a terra do chão onde desenhava com um graveto, na roça onde morava, e sempre se destacou pelos desenhos que fazia onde estudou ou morou. Aos 10 anos mudou-se par