terça-feira, 17 de julho de 2012

Você gostaria de visitar fazendas de cacau no sul da Bahia?

Gente, durante a programação de eventos do Salon du Chocolate, fui convidada para fazer este programa de visitas às fazendas de cacau no sul da Bahia, infelizmente não pude ir, mas na próxima oportunidade estarei lá com certeza!!! Um amigo meu foi e achou fantástico! Quem puder, não deixe de participar!! É uma experiência única!!




Do cacau ao chocolate!


Uma vivência única do plantio do cacau à produção de chocolate gourmet, com a doceira Juliana Motter, da Maria Brigadeiro.

"Por muitos anos, o Brasil foi o maior exportador de cacau do mundo – um privilégio para poucos, já que o fruto só se desenvolve em uma diminuta faixa equatoriana. Nossa tradição, no entanto, sempre foi a produção de um cacau para uso industrial, de baixa qualidade. Em 1989, um fungo conhecido como vassoura de bruxa devastou rapidamente os cacauais,  o que acabou por rebaixar o Brasil a importador de cacau. Impedidos de produzir quantidade, os fazendeiros do sul da Bahia começaram a investir em qualidade. De olho no mercado gourmet, os produtores de cacau tem se dedicado ao cultivo de um cacau mais selecionado, com características aromáticas únicas, devido a cuidadosos processos de manejo do fruto. A proposta deste roteiro é fazer uma imersão no universo do cacau gourmet, acompanhando cada etapa do processo produtivo: plantio, colheita, classificação, fermentação, secagem, torra e a finalmente a produção de um chocolate nacional  bastante diferenciado."- Juliana Motter.




Destinos do cacau: Ilhéus e Itacaré
Bahia – Brasil
15/11/2012- Quinta-feira – ILHÉUS 
Chegada no aeroporto de Ilhéus. Recepção e traslado para o Makenna Resort. A hotelaria do Makenna é impecável, um paraíso escondido.
Jantar no hotel com um grupo seleto de produtores de cacau premiados internacionalmente e pessoas engajadas no movimento do cacau gourmet. O menu será temático, de chocolate gourmet da Bahia.

16/11/2012 – Sexta-feira – ILHÉUS
Café da manhã com comidinhas típicas da região e encontro as 8h30 na recepção do hotel. Saída para a fazenda Lajedo do Ouro,  referência no plantio de cacau gourmet.
Incursão na mata com os produtores para entender os diversos tipos de plantio do fruto. Finalizaremos a experiência plantando uma árvore de cacau.
Almoço no restaurante do Juscelino, num delicioso jardim no alto de uma colina. Juscelino é conhecido pela  criatividade na combinação de ingredientes locais. Entre as especialidades do chef, degustaremos o tambaqui (criado na região) grelhado em crosta de nibs (amêndoa de cacau orgânica levemente torrada em baixa temperatura). Visita a fazenda de João Tavares, conhecido e premiado internacionalmente pela sua tecnologia na pós-colheita. Sua fazenda  foi premiada com o Cocoa Excellence em 2010 e 2011. Acompanharemos, com João, todo o processo de  fermentação e também de secagem do cacau, processos determinantes para a qualidade aromática da amêndoa. Faremos um pique-nique na fazenda em que degustaremos todos os tipos de cacau produzidos na região, entendendo as peculiaridades de cada um. 

17/11/2012 – Sábado – ITACARÉ 
Café da manhã, check- out e encontro as 8h30 na recepção do hotel.
Saída para Itacaré  para visitar a Fazenda de Diego Badaró, produtor do chocolate Amma, conhecido e premiado mundialmente.
Entenderemos como é feita a produção do cacau orgânico,  e como as cooperativas são integradas na sua produção, de modo a torná-lo sustentável. Faremos um passeio pela fazenda e entenderemos como se posiciona o chocolate brasileiro no mercado mundial e quais são suas características principais. 
No fim da tarde seguimos para a pousada Sages Point.

18/11/2012- Domingo – ITACARÉ / ILHÉUS
Café da manhã, encontro as 10h na recepção do hotel. 
Seguimos para Fazenda Provisão, uma das mais tradicionais construções coloniais da região 
Almoço de despedida na fazenda e traslado para o aeroporto de Ilhéus




Programa sujeito a alteração
Informações e Reservas :  goute@goute.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário