quarta-feira, 4 de julho de 2012

Baby Beef realiza o II Festival Gastronômico da Sustentabilidade

Adoro gente que faz, que não tem frescura, não tem medo de meter a mão na massa! Fiquei sabendo deste Festival Gastronômico da Sustentabilidade e achei sensacional!! Parabéns aos organizadores do festival!!! Acontece durante todo o mês de julho no Baby Beef Bahia, Baby Beef Express e Baby Beef Gamboa!!!!

Leiam, gente, vale a pena!!






Baby Beef realiza o II Festival Gastronômico da Sustentabilidade

Chamar a atenção da sociedade baiana para a importância do consumo de produtos sustentáveis é o objetivo do II Festival Gastronômico da Sustentabilidade, que acontece neste mês de julho, nos restaurantes Baby Beef.  O evento é uma parceria do grupo EAO Alimentos e Bebidas com a Cultiverde, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), a Cooperativa dos Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

Durante o Festival, que acontece nos restaurantes Baby Beef Bahia, Baby Beef Express e Baby Beef Gamboa, os soteropolitanos conhecerão o palmito, a tilápia e a farinha de mandioca presentes em deliciosas receitas criadas pelo chef Izaqueu Novaes e Rui Carneiro. Ao todo, oito pratos foram criados especialmente para este evento, incluindo o inédito sorvete de palmito pupunha com calda de maracujá, criação do chef Rui Carneiro desenvolvido em parceria com o sorveteiro francês La Porte.

“O sucesso obtido com o primeiro Festival nos deu a idéia de consolidar o evento, visando a conscientização dos baianos no consumo de alimentos sustentáveis. Esta é uma preocupação da EAO Alimentos e Bebidas, que preza pela responsabilidade social e ambiental de seus produtos, através da promoção da agricultura familiar e da produção de produtos sustentáveis de qualidade”, afirma Leonel Jardim, líder empresarial da EAO Alimentos & Bebidas.

Cardápio do Festival

Baby Beef Gamboa
• Tilápia tropical com farofa de maracujá, ervilha torta e molho de manga
• Tilápia rústica com sauté de palmito pupunha e molho de maçã
• Papelote de tilápia e palmito com manteiga de ervas
• Sorvete de palmito pupunha com calda de maracujá

Baby Beef Bahia
• Tilápia à Leonardo – Tilápia grelhada com molho branco, passas e camarão. Acompanha palmito grelhado e farofa de legumes.
• Tilápia à Cultiverde – Tilápia cozida no vinho branco com couve-folha. Acompanha arroz de brócolis com palmito.
 • Tilápia Belavista – Tilápia Grelhada. Acompanha farofa de arroz, palmito e purê de aipim.

Baby Beef Express
• Tilápia Meuniére com 3 guarnições a escolha

Cooperativas

A farinha de mandioca utilizada na elaboração dos pratos é fornecida pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) que atua como agente de transformação financeira, social, econômica e solidária na região. Além disso, garantem a oferta de produtos sustentáveis de qualidade aos parceiros sociais e clientes. A Fundação Odebrecht é um parceiro institucional desta cooperativa.
A Cooperativa de Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), apoiado pela Fundação Odebrecht, fornece ao festival o palmito de pupunha que é produzido com base na agricultura familiar e tem sua qualidade reconhecida internacionalmente. O principal objetivo deste projeto é promover a inclusão social e fomentar a geração de trabalho e renda na região do Baixo Sul. A Coopalm foi a primeira indústria a obter o selos que atestam o Sistema de Qualidade e já conquistou o Prêmio Cooperativa do Ano 2010, na categoria “Gestão para a Qualidade”, e a Certificação Rainforest Alliance que comprova a Responsabilidade Social e Ambiental dos produtos.

A tilápia oferecida aos clientes durante o festival é fornecida pela Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) que é fruto de mobilização social de piscicultores e famílias da zona rural e contribui para o desenvolvimento da atividade aquícola no Baixo Sul da Bahia. É uma iniciativa apoiada pela Fundação Odebrecht que busca aliar inclusão social à geração de trabalho e renda.

Já a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (COOPRAP) atua com atividade mista e apoio a produção e a comercialização de itens diversificados, conforme é típico na agricultura familiar. Suas principais atividades consistem em beneficiar, padronizar, armazenar, industrializar e comercializar, em comum, os produtos do labor cooperado, promover a capacitação de seus associados e oferecer-lhes assistência técnica. Atualmente, a Cooprap comercializa diversos produtos derivados da piaçava, como fibra, pentes para cobertura de quiosques, artesanato, papel reciclado e vassouras de piaçava.

O QUE: II Festival Gastronômico da Sustentabilidade
QUANDO: 01/07 até 30/07
ONDE: Baby Beef Bahia, Gamboa e Express

Nenhum comentário:

Postar um comentário