Pular para o conteúdo principal

Escola Rural Dendê da Serra!





História
Em português
No Litoral sul baiano, numa região de Mata Atlântica, praias e mangues, surgiu em 2001 a primeira escola Waldorf da Bahia. Um pequeno grupo de pais e professores fundou a Associação Pedagógica Dendê da Serra, dando início a um trabalho de parceria com a prefeitura de Uruçuca e implantando o seu projeto pedagógico numa pequena escola rural, que atendia cerca de 30 crianças num espaço cedido por uma fazenda próxima à vila de Serra Grande. Hoje, a Escola Rural Dendê da Serra funciona no seu próprio espaço, em meio a uma bela paisagem natural, oferecendo um ensino guiado pela antroposofia a cerca de 120 crianças da região de Serra Grande e Itacaré.
 
History
In English
In 2001 a small group of parents started the Dendê da Serra project, in a little farm school 6km from Serra Grande village, attended by 30 children in its first year. Supported by several different sponsors, the project grew fast and moved to its own space in 2003, in buildings surrounded by a beautiful natural landscape, within a region of Atlantic rain forest, beaches and mangroves. Today the Escola Rural Dendê da Serra, the first Waldorf School in Bahia, offers a rich and motivating education to 120 children of the local community.


O Trabalho Pedagógico
Em português
A escola mantém duas turmas de jardim de infância (com a possibilidade de permanecer em período integral para as crianças que precisam) e o ensino fundamental da 1ª à 8ª série. As aulas funcionam no período da manhã, servindo-se uma refeição nutritiva para as crianças no recreio. À tarde, há aulas de reforço e atividades para as classes maiores, como música, artes aplicadas e jardinagem. O ensino é orientado pela Pedagogia Waldorf, que busca promover o ser humano de forma integral, envolvendo sua mente, suas emoções, seu corpo e sua espiritualidade. Atividades artísticas e práticas acompanham os conteúdos do currículo, resultando num ensino que motiva a criança e desenvolve da melhor forma possível o potencial de cada aluno.
A inclusão de elementos da cultura local, a integração de crianças de diferentes origens sociais e o amor à natureza constituem também objetivos fundamentais do trabalho na escola, que está situada em meio a uma Área de Proteção Ambiental reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

The Educacional Work
In English
The school has two kindergarten groups (with the possibility of staying the whole day for those who need it) and eighth grades of elementary school. The classes take place during the morning, and the children have a rich lunch in the break. In the afternoon there are extra lessons for students with learning difficulties, and several activities for the older classes, such as music, gardening and wood work.
Our school operates with the Waldorf pedagogy, created by Rudolf Steiner, which aims to help students to work with their minds, emotions, body and spirit. In order to motivate the children and to develop their full potential, the curriculum is completed with artistic and practical activities. Introducing elements of our local culture, integrating children of different social backgrounds and cultivating a loving attitude towards nature are also fundamental aims of the school, which is located in an Environmental Protection Area recognized by UNESCO as human heritage.


Como apoiar a escola?
Em português
Existem várias possibilidades para quem quer apoiar o nosso trabalho. Uma forma de auxílio são doações regulares ou não (qualquer valor é bem vindo!), ou doações materiais, mobiliário, roupas, instrumentos musicais ou mesmo alimentos. Uma opção que nos fornece mais segurança e que possibilita ao doador um maior contato com a escola é o apadrinhamento de uma determinada criança - o doador deposita regularmente o valor do custo mensal de um aluno e, se assim o desejar, recebe notícias sobre o desenvolvimento do seu "afilhado". Ou seja: com a sua doação mensal, o padrinho estará possibilitando que uma criança estude na Escola Dendê da Serra, realizando todo o seu potencial e conquistando um futuro digno!

How can I help the school?
In English
There are several ways of helping the association, from occasional donations to regular contributions (any amount is welcome!) Material such as food, clothes, musical instruments and tools can also be donated. Another option that provides you direct contact with the school and allows us to cover the costs of a poor student is become a "godfather" of  a specific child. This involves donating a monthly fee and you will receive regular news about "your" kid. This is a great way to help a young student to develop his/her potential and is provide a better future for a Brazilian child.


Manutenção da Escola
Em português
A maioria de nossos alunos provém de famílias que não têm condições de contribuir financeiramente com a associação. Eles dependem da boa vontade de doadores e padrinhos para continuar estudando na escola, que enfrenta grandes dificuldades para cobrir todas as despesas.

The School's Maintenance
In English
Most of our students' families (over 80%) are people from the land, with little education and a very low income. As the students cannot pay a financial contribution to the association, the school is maintained by private sponsors and charity foundations who support the projects with donations.

Escola Rural Dendê da Serra


Associação Pedagógica Dendê da Serra
Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001), Km 30
Serra Grande - Uruçuca - Bahia
Telefone: 73-3239-6285

Endereço para correspondência
Caixa Postal 415, 45653-970 Ilhéus - BA
E-mail: amigosdadendedaserra@gmail.com
Skype: dende.da.serra

Conta Bancária
Banco Itaú
Agência 0291 (Ilhéus)
Conta Corrente nº 34.232-7


Associação Pedagógica Dendê da Serra
Telephone:  +55-73-3239-6285
Post address: Caixa Postal 415,
45653-970 Ilhéus - BA
E-mail: amigosdadendedaserra@gmail.com

Bank account in Brazil
Banco Itaú
Agência 0291 (Ilhéus)
Account no 34.232-7
SWIFT Code: ITAUBRSP


For payments in  Euro: please contact
Freude der Erziehungskunst
Rudolf Steiner e.V (Germany)
E-mail: freund.waldorf@t-online.de
Telephone: + 49-30-6170-2630

Bank account
Postbank Stuttgart (BLZ 600 100 70),
Konto-Nr. 39800-704 (project no 4775)
IBAN: DE91 6001 0070 0039 8007 04
BIC: PBNKDEFF
The above organization is our European representative
All funds paid to this organization will be transferred unabridged to Associação Pedagógica Dendê da Serra.
All contributions will be confirmed by a receipt



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E Gente, eu já ouvi várias pessoas falando dessa fórmula e que a Glória Maria é que tinha falado. Hoje não dá para acreditar em tudo que você ouve pela internet, não é? Então resolvi fazer uma pesquisa na internet e ver se acharia o tal depoimento! E não é que achei? É verdade, sim. Ela realmente deu este depoimento sobre o uso destes cremes e vitaminas e que foi o Dr. Ivo Pitanguy que tinha dado! Só que a receita que está circulando por aí, não fala da vitamina E, mas ela ( a Glória Maria) fala da vitamina E.  Então, claro que eu também vou testar, não é? Infelizmente, ainda não encontrei a vitamina E, mas estou procurando! Ela disse que colocava um pouquinho de cada creme na mão e algumas gotinhas das vitaminas e passava no rosto antes de dormir. Pesquisei em outros sites e encontrei uma medida que acho que é razoável para se passar no rosto, pescoço, colo e mãos: Bepantol - 2cm ( mais ou menos o que vc coloca de pasta dental na

Berço acoplado à cama! Ideia genial!!

Berço para dormir com o bebê. Dia das mães está chegando e nada melhor do que coisas que podem simplificar a vida das novas mamães, não é? Olhem só que coisinha mais legal!! Isto na Europa se chama co-sleeper! É um berço que você pode acoplar à cama e olhar o seu bebê durante à noite ou trocar a fralda sem ter que se levantar da cama! Não é genial? Amei!!  Pesquisei na internet e não achei nenhuma loja que produz este tipo de berço aqui no Brasil. Vi em sites Irlandeses e Britânicos!! Agora na família temos um novo membro, um priminho lindo, lindo! Por isto o berço me chamou à atenção!! Meu priminho com certeza vai adorar!! Que tal se alguma empresa brasileira produzisse algo parecido? Tá aí uma ideia fantástica!!! O berço acoplado à cama  Depois é possível usá-lo como um banquinho, no quarto da criança!!! Ou se pode usá-lo em qualquer lugar da casa, como um pequeno sofá!! Muito prático e inteligente! Nota 10!! Como recebi muitas mensagens sobre o berço, fiz u

Água oxigenada 10Vol clareia dentes, elimina bactérias e muito mais! Leiam e compartilhem!

Os Dentistas queriam esconder isso das pessoas pra lucrarem com clareamentos dentários, mais os cientistas não ficaram com medo de falar. Veja os benef ícios da água oxigenada, um produto muito barato e que você encontra em qualquer lugar. 90% das pessoas não sabem, porque não é divulgado, por isso, pesquisei muito e trago as informações que vão te auxiliar no dia-a-dia, acompanhe a lista de benefícios: 1- Mata os germes bocais; 2- Clareia os dentes (coloque uma colher de sobremesa de água oxigenada vol. 10 e bocheche por um minuto, depois cuspa); 3- Tira os germes das escovas de dentes que causam gengivite e outros (mantenha a escova numa solução de água oxigenada10 vol.); 4- Desinfeta as superfícies melhor que qualquer outro produto (excelente para banheiros e cozinhas); 5- Elimina fungos dos pés que causam chulé (utilize á noite sobre os pés, também evita frieira e outros fungos); 6- Evita infecções, 7- Desinfeta 8- Ótimo cicatrizante, passe em todos dos tipos de ferimentos (use vár