segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aula de molhos no Maria Margarida Atelier Gastronômico com a Chef Andrea Torres!

Na semana passada fui convidada pela Juliana Braga do Blog Comer Rezando para um evento-aula no Maria Margarida Atelier Gastronômico da minha querida amiga, Chef Andrea Sgrillo Torres. O Atelier é uma graça, todo arrumado com detalhes especiais aqui e ali. Bom, mas fomos lá para uma aula de molhos... Então, vamos ao que interessa!!!
Quando chegamos, já recebemos esta pasta e um presentinho que estava dentro de uma linda sacolinha. Tudo muito bem organizado!


Antes de começarmos a aula, foram servidos estes deliciosos quiches de queijo e de shimeji e shitake. Estavam simplesmente deliciosos!!



 
Depois de algum bate-papo e explicações do que iria acontecer, fomos para a cozinha. Lá, a Chef Andrea Torres nos apresentou a todos os ingredientes e começamos a aula propriamente dita. A aula era para fazer um  molho bechamel e variedades de molhos a partir desta base. Na mesa estão vasilhas com leite, manteiga, farinha de trigo, sal, folha de louro, noz-moscada, cravo e metade de uma cebola com cravo e folha de louro presas a ela.



Além do molho bechamel, que foi usado como base, iríamos fazer um molho de funghi, um de laranja e um de gorgonzola.

 

A Camila Marinho se ofereceu para colocar a mão na massa e partiu para a beira do fogão para começar a execução dos molhos.  A Chef Andrea explicou como se fazia o molho bechamel. Gente, vocês precisam acreditar, mas pequenas técnicas fazem uma graaaaaande diferença!! Para quem não tem uma formação profissional, aprender algumas dicas farão uma grande diferença na sua comida do dia a dia! Eu amei!!


Já com o molho bechamel pronto, o dividimos em três vasilhas e acrescentamos o funghi, o gorgonzola e o suco de laranja. Os três ficaram maravilhosos!!! Difícil foi saber qual ficou melhor!!!



Então, para tirar a dúvida, fomos ao teste!! A prova!!  A Andrea Torres cozinhou penne e spaghetti e cada um de nós preparou os seus pratos como quis! Este meu prato foi com molho gorgonzola e molho de laranja, cebolinha, gergelim e manteiga clarificada! Perfeito! Esta manteiga clarificada, como diz a Juliana Braga, estava de comer rezando!!! O sabor é leve, simples e delicioso!



Meu segundo prato foi com molho funghi, cebolinha, queijo parmesão e manteiga clarificada!! Divino!!


E aqui a senhora sobremesa!! Uma das minhas preferidas!! O cheesecake!! Simplesmente uma das melhores que já comi!!! Macia e com um sabor maravilhoso!!


E olhe a cara de felicidade de todos nós já sabendo o que nos esperava!!! Da direita para a esquerda: o Felipe Almeida do Blog Santa Comida; Maria Tereza Carvalho do @proveieaprovei; Ivã Magali, consultor enogastrônomico do @solteoverbo; Juliana Braga do Comer Rezando,;Amelí Santana do Culpada Confesso; Camila Marinho do Caminho Trilhado; Daniele Caldas Coni do Gastronomia Salvador .


Veja aqui como funciona o Maria Margarida Atelier.

Maria Margarida Atelier Gastronômico / Chef Andrea Sgrillo Torres
R. Manoel Barreto - 135A - Graça
Salvador - Bahia
71- 3263-0997/ 71-8138-3363
gastronomiamariamargarida@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário