quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Saúde na Panela - Gastronomia Natural com jantar harmonizado com chás pelo chef Leonardo Roncon

Há a alguns dias estive em um jantar harmonizado no restaurante natural A Saúde na Panela realizado pelo chef Leonardo Roncon. Já frequento este restaurante há muitos anos e a comida sempre foi excelente. É um dos poucos restaurantes em Salvador onde a comida é sempre muito boa. Os produtos utilizados estão sempre fresquíssimos e lindos de se ver. A limpeza é um outro fator que sempre me chamou à atenção. Tudo está sempre muito limpo e organizado e já ouvi dizer que dentro da cozinha tudo também está em perfeita ordem! Lá NÃO se usa leite in natura, queijos, ovos, carnes, manteiga, frituras, farinha de trigo refinada, sal refinado, batata-inglesa, leguminosas secas, café e chocolate. Todos os porquês do não uso destes ingredientes podem ser encontrados no livro de Renilce Barreto: A Saúde na Panela. Renilce já foi uma das sócias do restaurante. 
O jantar harmonizado com chás, preparado pelo chef Leonardo Roncon é uma prova de que o que já é bom, pode ficar ainda melhor. O chef Leonardo preparou alguns magníficos pratos com os produtos já regularmente utilizados pela casa, mas empregando a sua assinatura de chef. O menu vocês conferem abaixo:

Entrada: pinhão regados no azeite de oliva e flor de sal. Estava muito macio e o azeite saborosíssimo.


Segunda entrada: Carpaccio de palmito pupunha e beterraba com muçarela de búfala, azeite cru e sal negro. Folhas crocantes, fresquinhas e queijo gostoso! Excelente.


Primeiro prato principal: Ceviche de crudos na couve - com cogumelos, abobrinha, cenoura, pepino, manga e brotos. Lindo prato e de sabor fantástico!


Segundo prato: Horta de legumes, aspargos, brócolis, tomate cereja, mini cenoura, couve-de-bruxelas com arroz vermelho e preto, endro/dill(Inglês) e azeite trufado. O endro é um condimento/especiaria, parecida com a erva-doce, de sabor delicado. É um dos ingredientes do curry. 
Primeiro fui conquistada pela visão maravilhosa do prato e depois pelo sabor dos vegetais e dos arrozes! Os aspargos estavam tão verdinhos que eu teria comido um prato inteiro só deles! Excelente prato!


Terceiro prato: Duo de Gazpacho (sopas frias) - tradicional e verde com lentinha rosa brotada, mandioquinha e broto de alfafa. Leves e muito saborosas! Adorei!


Quarto prato: Uma coisa mais linda, mais cheia de graça! Pura arte do chef Leonardo Roncon! Um risoto de cevada com figo e queijo de cabra. Tudo de bom!
Todos os pratos foram harmonizados com chás. Segundo a Renilde não devemos utilizar alguns líquidos durante ou logo após as refeições, pois dificultam a digestão, mas os chás, após as refeições ajudam no processo de digestão dos alimentos.


Sobremesa: Sashimi de frutas orgânicas com sorvete de iogurte e açúcar mascavo. Combinação perfeita!


Obrigada ao casal Bel e Caco Marinho pelo convite e ao chef Leonardo Roncon pelo espetáculo de jantar. Um prazer tanto para os olhos quanto ao paladar.

A Saúde na Panela
Rua Luís Artur Gomes de Carvalho, 427 - Pituba
Tel: 71-3353-6788

Para quem quiser ler o livro. O livro tem algumas explicações sobre
o porquê de não comer certos alimentos e algumas receitas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário